28/11/2009

Fogo controlável


Hoje era para ser um sábado como qualquer outro (28/11), mas a correria na frente da minha casa, o choro e os gritos apontaram que algo seria diferente. E foi! Uma casa à 200m da minha estava pegando fogo. Rapidamente alguém gritou: “Chamem os Bombeiros”. Pelo menos uns três vizinhos, sim porque a rua parou, estavam no celular e no telefone sem-fio tentando contato. Nada! Discamos várias e várias vezes. Ninguém atendeu. No ato minha mãe respondeu: vamos até lá! Sim, eu moro perto da central do Corpo de Bombeiros do bairro Nossa Senhora das Graças.

O caminhão não estava lá. Avisaram que eles já haviam se deslocado para a Hércules. Minha mãe voltou e nada deles! Após o fogo ter sido controlado pela vizinhança aparecem dois carros: um de combate a incêndio e um pipa para carregar o carro vazio. Eles vinham de um chamado no bairro Harmonia, outro lado da cidade. Obviamente, os bombeiros não tinham culpa do atraso.

Só quem viu o fogo saindo pela porta, o desespero da dona da casa e as crianças chorando consegue ter noção do sentimento em ver sua residência se esvaindo em labaredas. Pergunto: para quem reclamamos sobre a precariedade dessa corporação que salva vidas? Governo Estadual? Municipal? Em nome dos moradores da Hércules, que hoje se uniram para uma causa nobre, pedimos que o Corpo de Bombeiros seja visto com olhos mais atenciosos.

Estamos em um momento de muitos temporais, vendavais, destruição por água e agora por fogo. Como esses homens poderão defender o povo se lhes faltam caminhões? Hoje, me coloquei no lugar daquela família e imaginei minha casa sendo destruída. Hoje, percebi que quando eu precisar, ninguém no 193 vai me atender e eles não chegarão a tempo de salvar o pouco que tenho.

Canoas é uma cidade grande o suficiente para ter uma corporação com mais caminhões e funcionários. Embora tenhamos dois corpos de bombeiros, o número de chamados e sua estrutura são incompatíveis. A população sente isso. As pessoas que moram nesse bairro e que hoje presenciaram as cenas de destruição, não vão esquecer o dia em que o 193 não funcionou.

Autoridades do município: pedimos que vocês forcem os governos superiores a entender a necessidade de uma ampliação ou duplicação do Corpo de Bombeiros de Canoas. Isso é urgente e necessário. Os moradores contam com vocês!

Foto retirada do google não refletindo o incêncidio relatado no texto.

Nenhum comentário: