24/09/2007

Um giro pela sala de aula (12)...

"O hipertexto e a redução da notícia"

Os recursos e os veículos de comunicação online

(Com o apoio do material de Danielle Claudino de Freitas. Os Recursos e os veículos de comunicação online.Artigo "O hipertexto e a redução da notícia". Vitória-ES, UFES, 2002)

Logo ao iniciar a leitura do texto O hipertexto e a redução da notícia, um trecho se destaca: a parte em que se justifica o porquê da redução das notícias. Entre tantos motivos, um deles chama mais a atenção, talvez por espalhar uma centelha nas nossas adormecidas teorias da conspiração. "...Interesses excusos dos meios de comunicação..."

A esta parte cabe a lembrança de um fato político imperdível, porém natimorto (como todos os últimos 100 mil fatos políticos no Brasil): Renan Calheiros. A votação foi ontem, 12 de setembro, e todo mundo já ouviu e viu e blá, blá, blá.
Tomo a liberdade de aplicar a generalização: todos tem seus interesses excusos. Quem elege, quem vota, quem fala e quem silencia. E principalmente nós, os cidadãos comprovadamente corruptos, a quem deve ser atribuída a culpa pela mazela governamental. Sem ironia, mas de nada adianta ficar reclamando que o "cara é malandro, roubou o senado (nem roubou, se utilizou do cargo e poder para benefício financeiro próprio), sem fazer nada, a não ser continuar não dando sinal quando mudar de via e a colocar um real a mais na nota de reembolso da "firma".
"...Interesses excusos dos meios de comunicação..."

Colaboração: Marlova Tomasini Vieira