17/09/2007

Um giro pela sala de aula (11)...



O redator de web e a titulação na publicação on-line

(Com o apoio do capítulo 16 - O Redator web e a titulação na publicação online, do livro "Jornalismo na Internet, de José Benedito Pinho.)

As idéias regem a estrutura da notícia

As idéias regem a estrutura da notícia para web, segundo Landsberger (2002). As idéias principais devem ser dispostas no topo da tela e as demais abaixo. O lay-out da página deve ser facilmente reconhecível pelos leitores. Privilegiar frases simples — uma idéia por grupo de palavras —, evitando termos técnicos.
Os dados mais difíceis devem ser apresentados em páginas subseqüentes. Cheque a ortografia e faça provas impressas da sua página, também executando uma formatação que se coadune a formatação da página, assim como utilizar imagens que reforcem e/ou destaquem o texto, respeitando o design do veículo.
O redator de web precisa desenvolver relacionamentos permanentes com colaboradores, com fontes e com os públicos interno e externo para garantir que um conteúdo moderno e relevante seja apresentado na página.
Os títulos são a ponta de lança para gerar interesse em uma notícia. Primeiro é preciso ligar a notícia a uma cartola: cultura, política, opinião, política, etc. A primeira opção é criar títulos simples e sintéticos que permitam listar diversas matérias. Outra alternativa é divulgar a hora em que a notícia foi publicada. As matérias de maior fôlego podem ser acompanhadas de resumos. A interatividade também deve ser explorada, oferecendo links para o leitor seguir a pesquisa sobre o tema. Ainda é possível oferecer outros pontos de vista sobre o tema, através de links para notícias paralelas a principal.

Colaboração: Leandro Dóro