04/10/2007

Um giro pela sala de aula (13)...



Jornalismo na Internet

(Com o apoio do capítulo 10 - Presença do jornalismo na World Wide Web, do livro "Jornalismo na Internet", de José Benedito Pinho.)

Independente de qualquer que seja a denominação, jornalismo digital, jornalismo on-line ou webjornalismo, o jornalismo tem presença marcante na World Wide Web, que nada mais é do que uma síntese de todas as mídias, com as vantagens visuais da TV, a mobilidade do rádio, a capacidade de detalhamento e análise do jornal e revista e a interatividade da multimídia.
Oferecendo informação e conteúdo, em especial nos sites de jornais e revistas impressas que migraram para a rede mundial, nos sites de agências de noticias, nos sites noticiosos especializados, nos portais e nos sites de instituições e empresas comerciais.
A primeira empresa a ingressar na Word Wide Web, foi o grupo O Estado de São Paulo, que em 1995, colocou a agência em rede mundial. No mesmo ano, o Jornal Do Brasil foi o primeiro veículo a fazer uma cobertura completa no espaço virtual. As agências de noticias são empresas especializadas de informação que elaboram e distribuem, regularmente e de forma interrupta, noticiário geral ou especializado, fotografia e features, destinados exclusivamente aos seus assinantes (órgãos de imprensa, instituições governamentais e privadas). As grandes agências contam com uma imensa rede de correspondentes e informantes, assim elas tem condições de fornecer a baixo custo, serviço informativo em grandes quantidades.
A Reuters Limited, sediada em Londres, é a maior agência internacional de notícias. O jornalismo especializado é aquele em que a informação é dirigida a cobertura de assuntos determinados e em função de certos públicos, dando a noticia um caráter específico. Alguns sites noticiosos procuram levar a web o formato de revista, conhecidas no mundo virtual como revistas eletrônicas. A pioneira foi a norte americana Salon, criada em 1994.
O conceito de portal, relacionado com a internet, apareceu no começo de 1998. Os portais hoje são entendidos como qualquer site que sirva para a entrada dos usuários na World Wide Web, a primeira parada da qual os internautas decidem os passos para a rede mundial. Os sites de empresas comerciais possuem seções dedicadas ao profissional de jornalismo, mantidas pelas assessorias de imprensa, em geral contendo notícias atuais. O relacionamento entra as empresas e a mídia é fundamental para que elas possam desenvolver e manter relações próximas visando assegurar uma cobertura positiva ou no mínimo justa por parte da imprensa.

Colaboração: Virgínia Arteche