10/07/2011

Somos todos adolescentes


SMS e redes sociais nos tornam ansiosos e avessos a conversas sérias, diz Sherry Turkle, do MIT. Ela recomenda uma dieta tecnológica.

Na última década e meia, a professora Sherry Turkle, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), entrevistou famílias e empresas nos Estados Unidos para detectar as influências dos celulares no comportamento das pessoas. O resultado está no livro Alone Together (“Sozinho junto”), lançado este ano. Sherry, 62 anos, diz que falamos demais nas redes, mas dizemos pouco. A única saída é fazer uma “dieta tecnológica”. Não existe uma fórmula que funcione para todo mundo. “Mas você tem de encontrar a sua.”

>>> Como o celular está afetando nosso comportamento?_Passamos a nos esconder e a evitar dizer coisas difíceis cara a cara. Preferimos mandar um SMS, por exemplo. Com isso, não evoluímos, não discutimos mais as questões importantes. Nem quem cresceu com o telefone quer usá-lo para falar. É mais fácil mandar um e-mail ou SMS. Agora, somos todos adolescentes.

>>> Quais são os efeitos das redes sociais?_Cada vez mais, estamos construindo ideais sobre os outros e sobre nós mesmos. Criamos expectativas nada reais e colocamos isso no Facebook. As redes sociais nos deixam ansiosos. Vivemos a realidade alheia, e todo mundo está indo a festas, tendo uma vida perfeita. As pessoas são sempre bonitas, bem-sucedidas. Passamos a representar. No trabalho, não conseguimos receber mentoria porque não estamos mais falando sobre os problemas. Ninguém quer mostrar um lado ruim.

>>> Dá para dizer que o celular virou uma espécie de vício?_Não gosto da metáfora do vício, porque significa que você terá de renunciar a algo. Não podemos abandonar a tecnologia. O que precisamos é de uma dieta digital, fazer correções.

>>> Como começar essa dieta digital?_Vou dar um exemplo pessoal. É uma questão de perceber quando estou passando dos meus limites. A coisa mais importante para mim é ter momentos livres, sem mandar e receber e-mails. Para conseguir isso, preciso mandar um monte de mensagens de manhã e à noite. Aí, tenho meu dia para escrever, estar com as pessoas, discutir as questões importantes. Esta é minha dieta digital.

>>> Cada pessoa deve ter uma dieta diferente?
_Sim, exatamente como acontece com a alimentação. Algumas pessoas não gostam de doces e não têm de se preocupar com isso. Outras precisam renunciar ao açúcar. Sugiro que, com o tempo, as pessoas aprendam o que é bom para elas. Para algumas, uma dieta pode ser algo como não colocar o e-mail no smartphone. Para outras, não enviar SMS. Ou não atender telefonemas durante as refeições. Isso também vale para reuniões de trabalho, na faculdade, nas aulas. Sempre peço aos meus alunos para desligar os celulares. E eles não têm outra opção.


Por Época NEGÓCIOS

Um comentário:

wcastanheira disse...

Uma mensagen inteligente, sugestiva e com certeza agradável de ler e interpretar, pra vc abraços e felicidades!!