14/08/2010

Comer bem sem gastar muito


Você pode conseguir isso reaproveitando alimentos, por exemplo. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria (SESI) criou o Programa Cozinha Brasil. Originado do Programa “Alimente-se Bem”, do SESI de São Paulo (SP), a iniciativa foi adaptada e implantada em todo o país. Em 2004, cinco estados participaram de um programa piloto. Em janeiro de 2005, o Rio Grande do Sul recebeu duas unidades móveis e uma cozinha semi-fixa para realizar o trabalho.

Segundo Rosângela Lengler, nutricionista e coordenadora do programa no RS, o Cozinha Brasil ensina a população a preparar os alimentos sem desperdiçar. “Aproveitamos cascas, folhas, caules e sementes com alto valor nutritivo”, explica. Combinar qualidade, sabor e economia é o desafio dos instrutores e nutricionistas que fazem parte do programa. Ao comprar um quilo de banana, por exemplo, 30% da fruta vão fora. “Utilizar esses alimentos é uma forma alternativa de economizar e reaproveitar alimentos que seriam descartados”, afirma a nutricionista.

Os testes e análises da composição química dos alimentos são realizados pelo Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Lá, foi verificado que a casca da banana é rica em fibras e potássio. “Consumir folhas, cascas e talos aumenta o teor de fibra no organismo e supre as deficiências da alimentação dos brasileiros”, complementa. Além das cascas, outros alimentos são benéficos à saúde, como folhas de beterraba e cenoura, água do cozimento dos legumes e caules de brócolis e couve-flor. “A água em que os alimentos são cozidos concentram as vitaminas que saem dos legumes e verduras, vale utilizá-la para cozinhar o arroz, por exemplo”, explica Rosângela. Já a folha da cenoura, totalmente desprezada na cozinha, tem uma alta concentração de ferro e pode ser usada em suflês. Basta usar a criatividade!

Confira como preparar o “carro-chefe” do Cozinha Brasil no RS: bolo de casca de banana.

Bolo de casca de banana

Massa:
Cascas de 4 bananas
2 ovos
2 xícaras de chá de leite
2 colheres de sopa de margarina
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento

Cobertura:
½ xícara de chá de açúcar
1 e ½ xícaras de chá de água
4 bananas
½ limão

Modo de preparo:
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em fôrma untada e enfarinhada. Cozinhe por 40 minutos em fogo médio.
Para a cobertura, caramelize o açúcar em uma panela, acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão.

Imagem do site:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhILPF9WDEfKP2GfhtsKXudXqJeXrbjQLZrE3z0PYqccwWtBNeHiTruDt0EgN5_dJmVEqTxHlqOpJ8JpxQmUbfEiXShuF9R1YIoCJ_oGqxszUYvSua-BeC7kI4i-jWCHS189ONCWcLgcI4/s400/bananas.jpg

Nenhum comentário: