17/09/2009

A vida além dos livros


Li o livro de Aluízio Falcão Filho (O jornalista, o escritor e o aviador). Lá, ele costura de forma sensata duas épocas distintas e ligadas entre si. Um é o século 21, mostrando a vida de um jornalista com dois prêmios Pulitzer que fica milionário e insatisfeito com a vida. No segundo plano ele aborda os mistérios do pai da aviação: Alberto Santos Dumont. Sua amizade com Júlio Verne e as descobertas de inventos que poderiam mudar a história da humanidade. E mudaram!

Não seria possível viajar em apenas algumas horas do sul ao norte se Dumont não tivesse levantado vôo com o 14 BIS. Conseguir pesquisar o que houve por trás de sua morte e de sua depressão exigiu minúcia nos detalhes e bom senso ao transcrever. O autor conseguiu ser leve ao abordar fatos históricos.

Júlio e Dumont foram amigos? Os irmãos Wright foram os percussores da aviação? Voar com testemunhas vale mais ou menos? O jornalista que foi pesquisar a vida de Dumont conseguiria chegar ao ponto que une essa história? Muitas pessoas se envolvem neste romance que melhora nosso conhecimento sobre a história da aviação e do inventor do transporte que revolucionou o século 20.

Vale a pena ler:
O Jornalista, o Escritor e o Aviador
Falcao Filho, Aluizio
CLIO EDITORA