17/09/2010

Seja uma pessoa assertiva


A liderança assertiva, tendência nas empresas modernas e globalizadas, reduz conflitos com colaboradores e aumenta a produtividade. Nessa hora, não importa se você é o gerente, o coordenador ou o técnico. Cada um na sua função tem pessoas para liderar, coordenar e ajudar.

O importante é manter o foco nos resultados, mas sem perder de vista o cuidado com as pessoas que o cercam. Quem fala sobre o assunto é Vera Martins, mestre em Comunicação e Mercado, especialista em Educação Corporativa, consultora em Comportamento Humano e autora dos livros “Seja Assertivo!” e “Tenha calma”.

O que é um líder assertivo? É a pessoa com foco nos resultados. Essa é a base da liderança assertiva, qualidade cada vez mais valorizada pelas empresas, que consiste na comunicação clara com a equipe, uso do poder de influência em vez da coerção, feedbacks eficazes e educação das pessoas para um comprometimento emocionalmente maduro. O líder assertivo é dotado de um modelo mental flexível, inovador e aberto às mudanças. Isso lhe dá a visão clara da realidade, tem pensamento otimista e positivo sobre situações e pessoas e causa bem-estar aos que o rodeiam.

Como identificá-lo em uma organização?

Nenhum comentário: