31/07/2010

Os desafios das lideranças na prática


“Ser um líder de resultados é ter metas ambiciosas”, afirma Maércio Rezende, ex-diretor geral da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina e Brasil e autor do livro “Juntando as peças – liderança na prática”. Ele trata o tema liderança de forma diferenciada, indo além do que enfoca a maioria dos artigos sobre o assunto, que se limitam ao comportamento pessoal do líder e seu relacionamento com os liderados. Na sua obra, o autor relata de um jeito único todas as práticas utilizadas para driblar os desafios da liderança. Confira a entrevista exclusiva para a Santo de Casa:

O que um profissional precisa fazer para alcançar esses resultados? O líder precisa obter o engajamento da sua equipe. Esse é o valor fundamental. Não basta a participação, é necessário o engajamento.

Quais são os principais desafios do profissional do século 21? Um dos principais desafios é responder com velocidade às mudanças tecnológicas. E, ao mesmo tempo, administrar os dilemas e as aparentes contradições: prazo curto e longo, foco e criatividade, engajamento e disciplina.

O que as empresas esperam hoje dos líderes? Capacidade de responder às oportunidades e desafios do mercado e ambiente externo através do trabalho em equipe.

Como a pessoa pode ser inovadora? Criando em primeiro lugar uma cultura de inovação na empresa que valorize e desenvolva um ambiente seguro para a experimentação. E, depois, gerenciar a transformação de novas ideias em novos processos ou produtos.

Cite um conceito que todos devem saber e seguir. Saber escutar.

Quais são as cinco coisas que devem estar na descrição do desenvolvimento de uma plataforma de líderes efetivos?
1 - Disposição para o auto-desenvolvimento;
2 - Inteligência emocional;
3 - Coragem;
4 - Integridade;
5 - Paixão pelo que faz.

Para finalizar, deixe um conselho para os profissionais do século 21. Liderança não é uma dádiva divina. O exercício da liderança implica aprendizado e trabalho duro.

Nenhum comentário: