24/06/2010

Como ser um profissional classe A


Desde a antiguidade os homens classificam as pessoas por suas capacidades, assim como fez Sócrates, filósofo ateniense, que classificava os indivíduos por suas virtudes, beleza, inteligência e habilidades. Segundo o consultor Gutemberg B. de Macedo(foto), no mundo corporativo não é diferente.

Atualmente, as organizações exigem cada vez mais de seus funcionários e os classifica de acordo com o desempenho de cada um. Para Gutemberg, ser um profissional classe A é ser responsável, ter atitudes, não deixar a carreira depender de outros profissionais, estar sempre atento aos acontecimentos à sua volta e traçar o próprio destino. Gutemberg dá dez dicas de como se tornar um profissional classe A:

1 - Crie seu próprio destino: seja um profissional de caráter, batalhador, responsável, acredite em si mesmo e saiba aonde quer chegar;

2 - Seja singular: busque sempre um diferencial e exponha suas ideias sem medo de enfrentar ou discordar de outros profissionais de cargos superiores;

3 - Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje: seja determinado, administre seu tempo e consiga separar as tarefas com urgência das que não são tão importantes. Desta forma, o profissional consegue gerenciar melhor o seu tempo e realizar todas as pendências do dia;

4 - Não permita que o executivo viva em detrimento do homem: não sacrifique
sua vida pessoal em função da vida profissional, pois mais cedo ou mais tarde ela poderá acabar com sua saúde ou família;

5 - Faça avaliações periódicas de si mesmo nos âmbitos profissional, pessoal e familiar: pergunte-se diariamente sobre o que fez no dia e avalie se foi o correto ou se poderia ter desempenhado melhor algum tipo de tarefa. Algumas vezes durante o ano, peça um feedback ao chefe para saber como está sendo visto dentro da empresa;

6 – Preste atenção aos detalhes, mas mantenha-se atento ao global: seja uma pessoa bem informada, atenta aos acontecimentos mundiais e às ideias de outras pessoas. É importante saber o que acontece no mercado de trabalho e os impactos que pode ter a sua carreira;

7 – Focalize os pontos fortes das pessoas e não as suas vulnerabilidades: busque sempre os pontos fortes dos outros profissionais e procure aprender com essas características;

8 - Ouça mais, fale menos: comunique-se adequadamente e saiba escutar o que lhe é dito. Dessa forma, você consegue pensar no que vai falar, pois deve saber que uma frase mal interpretada pode acabar com sua vida profissional;

9 - Trabalhe duro e disciplinadamente: tenha vontade de aprender, seja ambicioso, focado, disciplinado, não espere que as coisas simplesmente aconteçam, vá atrás de seus objetivos, dessa maneira fica mais fácil conquistá-los;

10 - Demande a excelência em tudo o que empreender: seja seguro de suas opiniões, procure destacar-se entre outros profissionais e seja uma pessoa que, independente de qualquer ocasião, está bem vestida e sabe se comunicar.

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