18/05/2010

Networking: uma prática a favor de sua carreira


Networking é a união dos termos em inglês “net”, que significa “rede”; e “working”, que é “trabalhando”. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos, maior será a possibilidade de conseguir uma boa colocação profissional. Conforme José Augusto Minarelli, autor de Superdicas de Networking Para Sua Vida Pessoal e Profissional, networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefício de todos.

Como fazer networking sem parecer interesseiro? Segundo Minarelli, o segredo é administrar a rede de relacionamentos. “A diferença entre uma rede de relacionamentos e uma agenda com números telefônicos está na maneira em que estes contatos são mantidos durante os anos que se passam”, afirma. Por essa razão, Minarelli salienta que é necessário estabelecer vínculos: “O capital social é, muitas vezes, mais valioso que dinheiro”. Confira algumas dicas e lembre-se que elas devem ser adaptadas a sua realidade:

Esteja disponível para a rede de contatos: nunca deixe de responder a um e-mail, isso seria o mesmo que deixar o telefone fora do gancho;

Participe de grupos: esteja presente em cursos, palestras, convenção ou associe-se a entidades do seu interesse. Faça contato com pessoas de áreas diversas de seu setor de atividade;

Cartão de visita: turbine a utilização de seu cartão de visita, mas de maneira dinâmica;

Contatos: faça contatos personalizados, evite mandar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo;

Redes sociais: faça contatos frequentes. Crie um networking no MSN e, sempre que possível, esteja presente trocando ideias com este grupo.

Nenhum comentário: