17/09/2007

Um giro pela sala de aula (5)...

Webjornalismo, Jornalismo Eletrônico, Jornalismo Digital, Jornalismo Online ou Ciberjornalismo?

(Com o apoio do artigo publicado pela Professora Doutora Luciana Mielniczuk, da UFBA)

Apesar do boom da Internet para fins jornalísticos ter acontecido há 10 anos, alguns conceitos ainda não estão sólidos. Norte-Americanos utilizam os termos Jornalismo Digital ou Jornalismo Online e os autores de língua espanhola preferem Jornalismo Eletrônico. O autor Helder Bastos utiliza a equação: Jornalismo Eletrônico = Jornalismo Digital + Jornalismo Online, onde "fazer apuração" é Jornalismo Online e desenvolver e disponibilizar produtos é Jornalismo Digital. Trabalhar em um computador para gerenciar um banco de dados no momento de elaborar uma matéria é um exemplo da prática do Ciberjornalismo. Já o termo Online nos leva à idéia de conexão em tempo real, mas nem tudo o que é digital é Online.

Na rotina de um jornalista estão presentes estes conceitos: você está assistindo a uma fita VHS em sua empresa de comunicação (Jornalismo Eletrônico), depois utiliza o e-mail para se comunicar com seu editor ou fonte (Jornalismo Online), consulta uma edição do veículo em CD-ROM (Jornalismo Digital), verifica dados armazenados em seu computador (Ciberjornalismo) e lê materiais disponibilizados na web (Webjornalismo).

Conteúdos desenvolvidos para web têm uma trajetória de três momentos:
1) Webjornalismo de Primeira Geração: Em sua maioria, são simplesmente cópias para a web de conteúdo de jornais impressos.
2) Webjornalismo de Segunda Geração: As publicações para web começam a explorar as potências do ambiente, como e-mail, links e as seções Últimas Notícias.
3) Webjornalismo de Terceira Geração: São sites jornalísticos que extrapolam a idéia de uma versão para a web de um jornal impresso já existente.

E finalmente, existem espaços diferenciados para o tratamento da informação jornalística dentro do webjornal. São eles: Últimas Notícias , sempre anunciadas na primeira tela e disponibilizadas de maneira imediata; Cobertura Cotidiana, são matérias da cobertura rotineira do veículo e que ocupam o espaço de UMA TELA e Especiais, que referem-se a material informativo mais extenso, elaborado com mais tempo e que ocupam seções específicas do webjornal.

Colaboração: Fernanda Rafaeli Gomes