17/09/2007

Um giro pela sala de aula (8)...

Jornalismo on-line mais um meio de comunicação

(Com o apoio do artigo "O novo Jornalista Profissional", de Luciano Miranda)

No texto “o novo jornalista profissional”, o jornalista Luciano Miranda, esclarece alguns parâmetros para um jornalismo de qualidade na era digital, afirma que “o que dá sentido a técnica são as práticas das pessoas”.
O fundamental é que se conheçam as técnicas e saibam operá-las, mas o mais importante é saber produzir o sentido necessário para a missão jornalística. O jornalista trabalha com dados brutos, onde o profissional agrega conhecimento proveniente de sua formação e estilo e transformando esses dados em informações.
Existem três dimensões, no novo meio jornalísticos, são elas: real versus virtual, espaço versus tempo e público versus privado. Estas dimensões estabelecem relações diferenciadas com categorias semelhantes em outras mídias. O cuidado com o plágio de informações, o leitor que está em outro lugar, vivendo em um outro instante e a vida intima exposta através de webcans e aparatos eletrônicos, são as relativizações a serem observadas no jornalismo on-line para realizar um trabalho de qualidade.
A partir do momento que a idéia de noticia é substituída pela idéia de informação, o leitor vira o cliente e seu produto de consumo a informação. Neste momento a informação passa a ter como característica a velocidade necessitando de atualizações constantes em um meio digital a internet.

Colaboração: Rosália Fraga