16/08/2007

Remnick fala sobre seu livro

Editor-chefe desde 1998 da revista New Yorker, o jornalista David Remnick, 47, já trabalhou como repórter do Woshington Post e foi correspondente nos anos 90 na União Soviética. Mesmo trabalhando como editor David nunca deixou de fazer reportagens, publicando agora no Brasil o livro “Dentro da Floresta”, pela Companhia das Letras.
O livro que traz 23 artigos faz parte da coleção “Jornalismo Literário” e contém na sua essência perfis de diversas personalidades do mundo. “A escolha dos perfis foi baseada nos assuntos tratados. Alguns textos duram, mais ou menos, o tempo que um peixe fresco agüenta sob o sol do meio-dia”, falou o jornalista.
Remnick disse que a descrição dos perfis não tem a intenção de alcançar conhecimento psicológico, e sim, formar um retrato do entrevistado, através da junção do que o repórter vê e ouve. “O perfil não é uma pequena biografia, mas um olhar sobre a pessoa num momento específico do tempo”, frisou.
Sendo o tipo de pessoa que gosta de escrever sobre diversos temas, Remnick não se considera um especialista. “Não tenho nada contra os especialistas. Mas isso não é para mim. Se é bom ou ruim, não sei dizer”, salientou. Sucessor dos lendários Harold Ross e William Shawn, o jornalista David Remnick continua mantendo suas duas atividades paralelas: editor da New Yorker e repórter. “Mas se eu fosse escrever alguma coisa sobre o Brasil seria sobre a política atual. Ela me interessa bastante, embora tenha conhecimento limitado para falar de um país que eu nunca estive. E por pura bobeira”, encerrou o editor-chefe da revista New Yorker.