12/10/2010
Pelas estradas do Rio Grande do Sul – Passo Fundo
Diz um ditado que quando se pisa na merda é sinal de que vem dinheiro pela frente. Então se preparem: vou virar milionária! Brincadeiras à parte, a verdade nisso é que participei de uma saída técnica no município de Passo Fundo (RS). O evento foi em uma propriedade leiteira e o local da atividade foi a sala de ordenha. O diferencial dessa saída foi que a primeira ordenha do dia tinha acabado a pouco tempo. Isso significa uma quantidade vasta e inexplicável de esterco no local, além de um cheiro, bom isso vocês imaginam!
O caminho até o interior do Rio Grande do Sul contou com um percurso de 600 km de ida e volta, paisagens lindas na estrada e algumas histórias engraçadas para contar. Toda experiência jornalística in loco proporciona um conhecimento especial sobre o cliente e sobre o mundo em que eles vivem. E a Santo de Casa incentiva sua equipe a conferir na “rua” como as coisas acontecem. Então, peguei minha “latinha” e fui buscar esse aprendizado.
O objetivo do treinamento foi qualificar os técnicos de campo da Brasil Foods (BRF), para orientar os produtores a fazer o pré e pós-dipping, evitando assim a mastite no gado de leite. Calma, eu simplifico esses conceitos (veja no final desse texto). Para explicar o assunto aos técnicos, convidaram o americano e Ph.D. no assunto, Stephen C. Nickerson. Com ele, pude entender um pouco mais sobre o anel de hiperqueratinização, que fica no teto do animal (foto) e conhecer as diferenças entre o progresso na produção de leite dos Estados Unidos e do Brasil.
Segundo Nickerson, o país está no caminho certo para alcançar a excelência no leite in natura. O problema é que o Brasil demorou 60 anos para entender a importância de controlar a produção na ponta da cadeia. Mas, chegaremos lá! No retorno a capital, trouxe uma certeza: de que experiências como essas valem a pena, pois entendi um pouco mais sobre o público para qual escrevo. E que venham outras viagens, paisagens e salas de ordenha.
- O pré-dipping é o preparo da vaca na sala de ordenha para a captação do leite (desinfecção dos tetos);
- O pós- dipping é a forma de “proteger” o animal até a próxima ordenha das bactérias;
- A Mastite é uma doença que ataca o úbere e tetos dos animais, causando prejuízos e diminuição da produção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário