19/09/2010

Como identificar uma pessoa assertiva na organização?



Segundo Vera Martins, você percebe que o líder é assertivo quando as pessoas do seu time:
• Expressam com tranquilidade suas opiniões, discordam entre si, sem com isso provocar inimizades;
• Discutem um problema até encontrar uma solução que atenda aos interesses de todos os envolvidos;
• Diante de um erro, procuram a causa e a solução, em vez de procurar o culpado;
• O nível de fofoca e boato é baixo;
• Sabem como está seu desempenho porque recebem feedback 360o;
• Encaram os conflitos como algo natural e construtivo;
• São motivados e livres emocionalmente.

Quais são os benefícios do comportamento assertivo? Na vida profissional, a assertividade colabora para que um profissional seja mais competente, na medida em que ele se torna uma pessoa segura e confiante em seu potencial, clara e concisa em suas relações, aumentando sua credibilidade. Na vida pessoal, a assertividade traz bem-estar porque a pessoa percebe-se dona de sua vida, sem necessidade de ter a aprovação de outras pessoas sobre suas escolhas. Podemos concluir, com segurança, que a postura assertiva é realmente uma ferramenta eficaz para promover a qualidade de vida pessoal e profissional.

Que atitudes os profissionais devem ter na rotina de trabalho para tornarem-se líderes assertivos? Todas as atitudes devem ser firmes e positivas para desenvolver a credibilidade. Portanto, vão algumas dicas:
• Expresse suas ideias sem constrangimento, assim como valorize as ideias do outro;
• Reconheça os sentimentos e desejos dos colegas;
• Seja verdadeiro, honesto e direto com os colegas;
• Crie argumentos consistentes quando quiser vender uma ideia;
• Tenha foco no resultado da empresa e da equipe e não só nos interesses pessoais;
• Agregue valor sempre e forneça informações com o intuito de ajudar a resolver o problema;
• Seja aberto e busque o feedback dos clientes internos para a melhoria contínua;
• Tenha espírito de colaboração, envolva as pessoas e peça ajuda. Além de oferecer sua ajuda;
• Tenha altas expectativas de si e do outro buscando a alta performance do time;
• Negocie as prioridades do trabalho para não perder o foco no que é essencial para o negócio da empresa. Ceder ao outro desenvolve emoções de medo e raiva em si, e impor desenvolve emoções negativas nos outros, o que não é interessante na relação assertiva.

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